O MERCADO

Investimento só deve ter retomada em 2019, dizem economistas

Investimento só deve ter retomada em 2019, dizem economistas

Uma retomada mais consistente dos investimentos só deve ocorrer a partir de 2019. Na avaliação de economistas, a indefinição do cenário eleitoral e a grande ociosidade da indústria nacional vão retardar a definição dos empresários em relação ao futuro. “A saída da recessão está sendo puxada pelo consumo; normalmente, isso deveria estar sendo acompanhado pelos investimentos”, afirma o superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campelo Jr.

Segundo ele, a reação do setor de máquinas e equipamentos verificada nos últimos meses deve continuar, mas a área de construção civil ainda não deu sinais de recuperação. Considerado um dos principais componentes da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no Produto Interno Bruto), o setor é muito sensível às decisões do poder público. Atualmente, as construtoras sofrem com a escassez de recursos públicos, mas também com o receio do setor privado.

“Hoje, o empresário não sabe que medidas regulatórias e tributárias vêm pela frente e, por isso, muitos seguram os investimentos”, diz Campelo. Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, concorda. Para ele, as incertezas em relação às eleições aumentam o risco regulatório de investimentos importantes como os de infraestrutura.

Mas, passada a eleição, esse setor tem potencial para ser o grande motor de crescimento do País nos próximos anos. O movimento deve provocar uma dispersão dos investimentos, já que vai beneficiar um número maior de Estados, afirma o economista da Tendências Consultoria Integrada Felipe Beraldi.

Ele calcula que em cinco anos a concentração de investimentos deve diminuir. “Nosso cenário é de recuperação lenta, ancorada na queda dos juros e do risco País”, destaca ele, ressaltando que o País vai demorar algum tempo para voltar ao nível de 2013, quando alcançou 20,7% do PIB.

FONTE: ANP Trilhos

ubm white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferece oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições. .

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida